PROJETO

O quê é isso, moça? Que projeto é este?




Em 2009 a palhaça e bonequeira Genifer Gerhardt realizou uma viagem por pequenas povoações do Nordeste ao Sul do Brasil. 
Cafezinho, cuscuz, chimarrão. Mochilão nas costas, bola vermelha no nariz. Sem saber por que ia, ia. Sem saber aonde ia, ia. 
E foi encontrar com tanta gente, tanta história, tanto amanhecer. Foi de encontro a tanto conto, tanta simplicidade, tanto acolher...!

Chegou em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul/RS, transbordando em gratidão. É que quando não se sabe bem o amanhã ele pode ser bonito feito flor em brecha de asfalto. 
E foi.


Aí não se contentou em deixar histórias bonitas tão escondidas: queria falar mais, disseminar, jogar para o vento o que ouviu e viu. Com uma equipe de profissionais do teatro e artes plásticas criou o espetáculo solo com bonecos em miniatura BRASIL PEQUENO.  A peça recebeu o Prêmio Revelação 2013 nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Atriz pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria Municipal da Cultura.

Em 2014 foi criado o BRASIL PEQUENO ITINERANTE. Passara a ouvir mais e mais histórias, e tarefa de apresentar e soprar os contos em poesia tornou-se infinita. Ainda, as histórias de uma andança se uniram às de outra: o projeto ´´Rugas do Velho Chico´´ (2012) onde, junto com Laura Franco e Alice Cunha, Genifer conheceu outros povoados às margens do Rio São Francisco / BA. Mais histórias reais e miniaturas em um formato agora para apresentação em rua e portas de casas, nas mãos dos moradores que chegam a ouvir a sanfona que toca.


Agora, enfim, deu-se momento de retorno.
De reencontro, partilha, novo amanhecer.

Seis povoados de acolhida em 2009 e outros dois de 2012, agora a assistir e vibrar com os espetáculos que brotaram de suas histórias. 








Um comentário:

  1. Lindeza de projeto. Vida longa e estrada grande ao "Brasil Pequeno Itinerante"!

    ResponderExcluir